#07 1-2024 Seminário do DCP-USP "Federalismo e mudanças de regime em perspectiva histórica e comparada", com Rogério Schlegel, 09 de maio, 17h30

09/05/2024

Convidamos a todas e todos para o seminário com Rogério Schlegel (Unifesp)  sob o título "Federalismo e mudanças de regime em perspectiva histórica e comparada", no dia 09 de maio de 2024, às 17h30.

O seminário será presencial, na sala 14 do Prédio de Ciências Sociais, mas contará também com transmissão pelo Youtube:

A mediação ficará a cargo de Catarina Segatto (DCP-USP)

Como subsídio para o seminário, segue anexo texto de autoria do conferencista.

ARTIGO

Rogério Schlegel
Professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), credenciado nos programas de pós-graduação em Ciências Sociais (Unifesp) e Gestão de Políticas Públicas (Universidade de São Paulo). É pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole, do Centro SOU_Ciência e do Pimentalab. Tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP. Atuou como visiting scholar na Universidade de Columbia (2018-2019) e na Universidade de Cambridge (2012-13), fez estágio de pesquisa na Universidade de Edimburgo (2010) e foi junior visiting scholar na Universidade de Oxford (2008-9). Na Unifesp, é membro do Conselho Universitário (mandatos 2022-2023 e 2024-2025). Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (2019-2023) e coordenador de Avaliação Institucional (2017-2018), da Licenciatura em Ciências Sociais (2017-2018) e do Laboratório de Audiovisual da EFLCH. É pesquisador responsável pelos projetos Inovação Responsável e Resiliência em Políticas Sociais (IRR-PS), em parceria com a Universidade de Montreal, e Desigualdades Territoriais e Inovação Responsável em Políticas Sociais, com a Universidade Livre de Berlim, ambos financiados pela Fapesp. Publicou em periódicos nacionais e internacionais (a exemplo de Publius, RFS, Dados, RBCS, Estudos Históricos e Educação e Sociedade). Atua nas áreas de Políticas Públicas, Federalismo, Política Comparada, Opinião Pública, Educação e Novas Tecnologias.